Quem Somos

     

 Somos Leão XIII  e "Mudamos Vidas"


A Leão XIII Iniciou com distribuição de alimentos, mas logo foram instalados os primeiros cursos profissionalizantes, pois as estatísticas acusavam um número preocupante de crianças e adolescentes nas ruas, em risco social. Passa, então, a atender as crianças nas próprias vilas de origem. Assim, foram construídos núcleos de atendimento nos maiores bolsões de miséria da cidade, fazendo um trabalho preventivo, de inserção social, cidadania, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.

Atualmente desenvolvemos nosso atendimento através de quatro Centros de Juventude na periferia localizados em diferentes e estratégicos pontos, que compreendem as zonas sul, norte, leste e oeste nos bairros do município de Passo Fundo, uma Escola de Educação Infantil e um Centro de Profissionalização junto a Sede Administrativa.

O trabalho social e educacional tem foco principal em crianças e adolescentes, todas as  atividades orientam-se a partir da realidade na qual as crianças e adolescentes estão inseridas, oportunizando cidadania, inclusão social, conhecimento e educação, na perspectiva da autonomia, que tem por objetivo a garantias de direitos.

Assim. através dos nossos programas e projetos, pautados em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas, proporcionamos a formação de cidadãos conscientes das suas potencialidades, transformadores de suas vidas e que sejam multiplicadores para a formação de uma sociedade justa, solidaria e sustentável.  

Hoje, a Instituição conta uma média de 2000 beneficiados entre crianças adolescentes e jovens adultos.

 

Objetivos  

Assistir e educar crianças, adolescentes e adultos, promovendo o desenvolvimento humano-cristão e social;

Executar programas e projetos socioeducativos e de proteção, destinados a crianças e adolescentes em regime de orientação e apoio sócio familiar;

Oportunizar cursos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social, assistidas pelos programas e projetos da instituição;

Proporcionar integração da comunidade com as ações, projetos e programas que visem a resolução de problemas sociais e o bem comum;

Contribuir com ações governamentais que envolvam a área de assistência social em projetos e programas de assistência social que promovam o desenvolvimento humano através de ações educativas, culturais e esportivas.


Missão  

       Assistir e educar crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo o desenvolvimento humano-cristão e social


Visão  

       Ser uma instituição de referência em programas de assistência social, educação e profissionalização na região da arquidiocese de Passo Fundo.


Princípios  

  • Dignidade da Pessoa Humana;
  • Vida em Família;
  • Vivência Comunitária;
  • Espiritualidade e Mística cristã;
  • Transcendência Humana;
  • Convivência Ecumênica;
  • Participação do Processo Educativo, respeitando a história;
  • Excelência Profissional.