Quem somos?

Somos Leão XIII e "Mudamos Vidas"

Denominada Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII, fundada em 25 de março de 1960, no município de Passo Fundo/RS. 

Temos como atividade preponderante a assistência social.

A 58 anos prestamos serviços sociais à população, atuando de forma descentralizada, nos bairros mais vulneráveis do Município de Passo Fundo/RS.

A Leão XIII iniciou sua atuação com distribuição de alimentos, mas logo foram instalados os primeiros cursos profissionalizantes, pois as estatísticas acusavam números preocupantes de crianças e adolescentes nas ruas, em risco social. Passamos, então, a atendê-los nos próprios Bairros de origem. Assim, foram construídos os núcleos de atendimentos, hoje, Centros de Juventude.

Os Centros de Juventude localizado nestes bairros de maior vulnerabilidade, utilizam projetos vinculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, direcionados às crianças e adolescentes carentes, de 6 a 15 anos, oportunizando promoção humana e cidadania.

Em 2018, atendemos 973 crianças e suas famílias superando muitos desafios, sem perder a persistência, vencendo a crise econômica do país, atuando no cumprimento das leis e normas vigentes. 


Finalidade Estatutária

 I - Assistir e educar crianças, adolescentes e adultos, promovendo o desenvolvimento humano-cristão e social objetivando a promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social;

II - Executar programas e projetos socioeducativos e de proteção, destinados a crianças e adolescentes em regime de orientação e apoio sócio familiar;

III- Oportunizar cursos de formação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou assistidas pelos programas e projetos da instituição;

IV - Proporcionar integração da comunidade com as ações, projetos e programas que visem a resolução de problemas sociais e o bem comum;

V - Contribuir com ações governamentais que envolvam a área de assistência social em projetos e programas de assistência social que promovam o desenvolvimento humano através de ações educativas, culturais e esportivas.


Missão  

       Assistir e educar crianças, adolescentes, jovens e adultos, promovendo o desenvolvimento humano-cristão e social


Visão  

       Ser uma instituição de referência em programas de assistência social, educação e profissionalização na região da arquidiocese de Passo Fundo.


Princípios  

  • Dignidade da Pessoa Humana;
  • Vida em Família;
  • Vivência Comunitária;
  • Espiritualidade e Mística cristã;
  • Transcendência Humana;
  • Convivência Ecumênica;
  • Participação do Processo Educativo, respeitando a história;
  • Excelência Profissional.