Serviço de Proteção Básica - Convivência e Fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget) 

O Serviço de Proteção Básica - Convivência e Fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos contempla crianças e adolescentes territorialmente referenciados aos CRAS matriculados na rede pública de ensino, através de encontros diários, em turno inverso ao da escola.
Os centros de juventude têm por objetivo primordial, qualificar crianças e adolescentes na passagem da sua vida escolar e na formação de seu caráter humano, social e cristão, através de oficinas sócio-educativas:
* Oficinas de dança música e teatro
Oficinas Esportivas
        Futsal, voleibol, basquetebol. handebol, atletismo, karatê, futebol de campo.
Oficinas de cidadania como agente transformador das práticas sociais
       Enfocam os temas transversais: à pluralidade cultural, à ética, à saúde, ao meio ambiente, ao trabalho e consumo e à sexualidade, segundo as orientações e sugestões definidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais
Oficinas de inclusão digital
Oficinas artesanato
É desenvolvido pela Leão XIII, nas Vilas: Bom JesusSão Luiz GonzagaJosé Alexandre Záchia,Ipiranga e Victor Issler.