O vínculo entre um animal de estimação e crianças em estado de vulnerabilidade social pode ter diversos benefícios que, sem dúvida nenhuma, farão mudanças comportamentais e psicológicas significativas na vida delas, facilitando assim o desenvolvimento da criança.
Existem estudos que comprovam que a presença de um animal de estimação pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade nas crianças.
Essas interações entre eles têm gerado uma liberação de hormônios do bem-estar, como a oxitocina, que pode contribuir para um estado emocional mais positivo.
Também abre portas para aprender sobre empatia e habilidades sociais. A necessidade de cuidar faz com que o incentivo à atividade física também apareça, já que eles terão que levá-lo para passear ou brincar.
Pode também proporcionar uma sensação de segurança e conforto, já que em alguns casos algumas crianças passam um significativo tempo sozinhas, uma realidade muito comum aqui no Brasil.
Outro ponto não menos importante é a aprendizagem sobre os valores tão buscados na sociedade, tais como respeito, responsabilidade e compaixão.
Existem controvérsias, principalmente na maneira de cuidar do seu animalzinho, que com certeza deverá ser acompanhado por um profissional da área veterinária para cuidar da sua saúde.
Perduram diversos outros cuidados que devem ser colocados ao mesmo nível de importância, mas levando tudo isso em consideração, você colherá uma infinidade de benefícios que farão tudo valer a pena.