Projetos e Oficinas

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

Crianças e adolescentes encaminhados pelos serviços da Proteção Social Especial:

  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
  • Crianças e adolescentes em situação de acolhimento ou que já retornaram ao convívio familiar após medida protetiva de acolhimento;
  • Crianças e adolescentes com deficiência, com prioridade para as beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Crianças e adolescentes cujas famílias são beneficiárias de programas de transferência de renda.

A Leão XIII atua cumprindo todas as exigências legais para a execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e mantem em seu quadro de colaboradores a equipe de referência/técnica.

De acordo com a NOB/RH do SUAS, “equipes de referência são aquelas constituídas por servidores efetivos responsáveis pela organização (gestão) e oferta (provimento) de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e especial, levando-se em consideração o número de famílias e indivíduos referenciados, o tipo de atendimento e as aquisições que devem ser garantidas aos usuários.

A equipe, por sua vez, é constituída por um técnico de nível superior do CRAS – que poderá ser o assistente social ou o psicólogo ou, ainda, outro profissional que integre esta equipe, conforme a Resolução CNAS nº 17/2011; e por orientador(es) social(is) ou educador(es) social(is), conforme a descrição apresentada na Resolução CNAS nº 9/2015”.

O público que integra os usuários dos SCFV atendidos na Instituição, são oriundos de encaminhamentos da rede socioassistencial, busca ativa e demandas espontâneas.

Conforme a Resolução Nº 109, de 11 de novembro de 2009, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos relaciona quatro objetivos específicos para serem atingidos com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos:

1. Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
2. Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
3. Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
4. Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Diante do que determina a Tipificação Nacional a Assistência Social Arquidiocesana Leão XIII organiza e desenvolve projetos e oficinas que possibilitem a obtenção dos objetivos específicos.

O acolhimento de cada usuário é realizado constantemente pela equipe técnica, coordenação, monitores estimulando a participação nas atividades diárias e desenvolvimento de habilidades.

Conheça as oficinas

Um Novo Som está no Ar

A música desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Além disso, também contribui no desenvolvimento infantil facilitando a integração da sensibilidade e da razão, colaborando com a comunicação, expressão corporal e socialização, estimulando a concentração e a memória, além de ser uma ótima forma para as crianças brincarem e se divertirem.

DSCN8334
IMG_3793

Banda Marcial

Através da participação como integrante de uma Banda Marcial, preservamos a cultura e o gosto pela música, promovendo o fortalecimento da cidadania, como valor essencial do ser humano.

A atividade estimula o intelecto das crianças e adolescentes, que ainda podem vivenciar disciplina, trabalho em grupo e um espaço de socialização e amizade.

Dança Leão

A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social.

A dança é uma das primeiras formas de expressão que aprendemos e pode ser uma atividade com muitos benefícios para o desenvolvimento de diferentes habilidades na infância.

ll
13

Artes Cênicas (Teatro)

O teatro infantil pode ser uma atividade muito enriquecedora e que contribui muito para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Além de explorar a imaginação e o convívio social com os colegas, permite que as crianças desenvolvam a autoconfiança, a empatia e a oportunidade de demostrar alguns sentimentos que no dia a dia elas não conseguem transmitir.

Essa oficina também reforça o interesse pela leitura e permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.

Inclusão Digital

Na era da informação, a inclusão digital é um importante meio de transformação social e redução das desigualdades.

Indivíduos com habilidades digitais desenvolvidas são capazes de empregar a tecnologia de forma consciente e empreendedora, melhorando suas condições de vida e suas comunidades.

Entrega dos tablets (99)
IMG_8434

Dividindo a Bola

A prática de esportes pode ainda ser responsável pela melhora da coordenação motora e pelo ensino do trabalho em equipe.

Além disso, com o auxílio de outras áreas, o esporte pode ajudar a controlar a ansiedade, timidez e vergonha.

Quando a criança é incentivada a treinar junto com outras, ela é estimulada a ter um bom relacionamento em equipe ou grupos.

Capoeira

Através das brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

WhatsApp Image 2022-08-25 at 16.33.03
IMG_8511

Aprender Brincando

A recreação é uma prática prazerosa em que as crianças participam de atividades descontraídas, uma importante estratégia de inclusão e socialização, pois desenvolve as habilidades psicomotoras das crianças e esse processo se dá através da convivência dentro de locais especializados que transmitem valores indiretamente.

Primeiro Impacto Profissional

Visa desenvolver, de forma lúdica, temas nas áreas de meio ambiente, saúde, segurança, sustentabilidade e logística, possibilitando a formação da cultura preventiva e proativa de situações cotidianas. Este trabalho é desenvolvido com jovens de 14 até 18 anos.

WhatsApp Image 2022-08-05 at 16.09.40 (1)
19

Dança Tradicional Gaúcha

Visa ensinar e cultivar a tradição gaúcha. Resgate da integração, do respeito mútuo,  da auto estima, da valorização, fortalecendo a autonomia e as relações interpessoais, intrafamiliares e sociais.

Possibilita a ampliação de atividades artísticas e culturais às crianças e adolescentes, estimulando o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos, melhora do rendimento escolar e nas relações familiares e sociais.